Primeiro-ministro tunisino anuncia remodelação do Governo
Túnis, Tunísia (PANA) - O primeiro-ministro tunisino, Elyes Fakhfakh, anunciou a sua intenção de remodelar o seu Governo nos próximos dias, segundo um comunicado publicado pelos serviços do chefe do Governo.
"O chefe do Governo envidou, nas últimas semanas, esforços para fortalecer a coligação governamental. No entanto, estes esforços colidiram com os esforços paralelos e infrutuosos do movimento Ennahdha que visam introduzir modificações fundamentais na sua forma de trabalhar, enfraquecendo assim a sua harmonia e vontade de romper com o antigo modelo de governação do país, o que perturbou a ação do Governo e a sua estabilidade”, nota o comunicado.
A nota acrescenta que o apelo para formar um novo Governo, feito pelo movimento representa "uma violação do contrato político que liga o Ennahdha aos outros partidos e ao chefe do Governo”, sublinhando que “este apelo surge contra o princípio da solidariedade governamental e não deixa nenhuma dúvida sobre as intenções do Ennahdha de subtrair-se às suas obrigações e aos seus compromissos para com os seus parceiros da coligação e aos esforços nacionais para salvar o Estado e a economia do país”.
Com base nestas condições, o primeiro-ministro decidiu proceder a uma remodelação governamental, "preservando os interesses superiores da nação”e o próximo Governo será anunciado nos próximos dias, refere a nota.
A publicação deste comunicado constitui uma resposta clara à decisão do movimento Ennahdha tomada durante um reunião de domingo em que pediu ao presidente do movimento, Rached Ghannouchi, que se reunisse com o Presidente da República, Kais Saied, e os outros partidos políticos, bem como as organizações nacionais para chegar a um acordo com vista a mudar de primeiro-ministro num contexto de crise entre os chefes dos poderes executivo e legislativo, assinala-se
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 14julho2020