Primeiro-ministro sudanês felicita novo Presidente eleito dos Estados Unidos
Cartum, Sudão (PANA) - O primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, felicitou no último fim de semana Joe Biden por ter ganho as eleições presidenciais nos Estados Unidos.
"Em nome do povo sudanês, eu felicito Joe Biden e Kamala Harrris pela sua eleição à Presidência e Vice-Presidência dos Estados Unidos", declarou Hamdok num tweet.
Na sua mensagem de felicitações, Hamdok declarou regozijar-se por trabalhar em estreita colaboração com eles para continuar a construir pontes de amizade e de cooperação entre os Estados Unidos e o Sudão.
Os Sudaneses esperam que o Presidente eleito dos Estados Unidos, Biden, e a sua Vice, Harris, apoiem a transição democrática no país e o Governo civil de Cartum, confrontado com enormes desafios económicos e políticos.
A Administração norte-americana cessante, sob a direção do Presidente Donald Trump, demorou mais de um ano para decidir sobre a retirada do Sudão da lista de países terroristas.
Obrigou o país a normalizar as suas relações com Israel antes de esta decisão se tornar efetiva.
Numerosos Sudaneses que não opostos à normalização afirmam que Trump humilhou o seu país ao submetê-lo à anulação da designação do Sudão como Estado patrocinador do terrorismo.
O Sudão espera que o Congresso (Parlamento americano) restabeleça as suas imunidades soberanas perdidas enquanto Estado designado como sendo terrorista.
O Sudão e os Estados Unidos assinaram a 31 de outubro de 2020 um acordo para restaurar estas imunidades soberanas.
Este acordo resolve os casos intentados contra o Sudão em Tribunais americanos, nomeadamente atentado à bomba perpetrados em 1998 contra as embaixadas americanas em Nairobi (Quénia) e Dar es Salam (Tanzânia).
-0- PANA AR/ASA/TBM/FK/DD 9nov2020