Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro somalí esperado na Bélgica

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O primeiro-ministro da Somália, Omar Abdirashid Ali Sharmarke, é aguardado quinta-feira em Bruxelas para uma visita de trabalho durante a qual ele será recebido pelo comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Karel de Gucht, soube-se de fonte oficial europeia na capital belga.
A reunião entre as duas partes vai abranger a ajuda que a União Europeia deve conceder ao Governo de Mogadíscio que luta contra grupos rebeldes.
Em Junho passado, a União Europeia, determinada a assegurar a estabilidade da Somália, decidiu enviar peritos militares a este país do Corno de África para treinar as forças de segurança somalís na luta contra a pirataria e o terrorismo.
Estes peritos militares europeus deviam trabalhar em estreita colaboração com a operação Atalante, a força naval europeia desdobrada no Oceano Índico para lutar contra a pirataria marítima ao largo da Somália.
A União Europeia presta uma importante ajuda financeira à Missão Militar da União Africana na Somália (AMISOM) composta essencialmente por soldados ugandeses e burundeses.