Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro senegalês insta África a sair de micro-Estados

Dakar- Senegal (PANA) -- O primeiro-ministro senegalês, Souleymane Ndéné Ndiaye, afirmou quinta-feira à noite em Dakar que "África deve sair dos micro-Estados se não quiser ficar à margem da evolução mundial".
"Apenas na união África pode ter um lugar no mundo", frisou o chefe do Governo senegalês na cerimónia de encerramento do Simpósio sobre os Estados Unidos de África.
Ele prestou uma vibrante homenagem à sociedade civil "que decidiu fazer ouvir a voz de África pela organização deste simpósio que registou a participação de cerca de 50 países, dos quais a Austrália, sobre problemáticas ligadas aos Estados Unidos de África, nomeadamente a criação duma Autoridade Panafricana, o multilinguismo, a sociedade civil, o federalismo, a diáspora, a integração dos povos africanos".
"A Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar (UCAD) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal acabam de ter êxito numa iniciativa inédita e histórica porque há 40 anos os políticos não conseguiram levar a cabo o debate sobre os Estados Unidos de África desta maneira", acrescentou.
Garantiu que o Governo do Senegal, em colaboração com a UCAD, vai participar plenamente na promoção das recomendações saídas do simpósio, bem como na sensibilização sobre os desafios da edificação dum executivo africano.
O primeiro-ministro senegalês apelou às outras universidades africanas a seguir o exemplo da UCAD ao organizar tais manifestações a favor da criação dum Governo panafricano.