Primeiro-ministro são-tomense inaugura auditório da Radio Nacional
São Tomé e Príncipe (PANA) - O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, inaugurou, terça-feira, o auditório “Firmino Bernado”, edifício que alberga a Radio Nacional de São Tomé e Príncipe, soube a PANA de fonte oficial no local.
Numa entrevista ao vivo à imprensa, Jorge Bom Jesus considerou o edifício como sendo "digno de realce" para melhorar a prestação de serviço público da Rádio Nacional, que completou 45 anos de existência.
Ressaltou nessa ocasião que a emissora e seus profissionais tem condições para exercerem o papel do quarto poder.
Por sua vez, o diretor da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, Silvério Amorim, indicou que a emissora tem condições para valorizar “a cultura” devido o papel que o auditório recém-inaugurado irá jogar neste sentido.
Tomando a palavra nessa ocasião, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, responsável pela Comunicação Social, Waundo Castro, reconheceu que a formação e a ética deontológica só poderão ser observadas com um salário condigno.
“Vamos retomar o processo de reajuste salarial. É evidente que investimos nos equipamentos e nos meios rolantes, Vamos ter que apostar também na formação. Mas também temos de melhorar o quadro remuneratório”, frisou.
A situação dos profissionais da comunicação são-tomense volta a estar no centro das preocupações, segundo o governante, que prometeu uma solução para breve.
Mas no orçamento retificado, de 130 milhões de euros, valoriza médicos, serviços de segurança e a ordem interna, indica-se no local.
A inauguração desta infraestrutura ocorreu na véspera do 45.º aniversário da independência de São Tomé e Príncipe.
O edifício dispõe de um auditório construído de raiz. Marcadas por vários interregnos, as obras foram concluídas oito anos depois do seu início em 2012, refere-se.
Firmino Bernardo, ainda em vida e reformado, foi quadro técnico da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe, de competência reconhecida, na comunicação social são-tomense.
Com 45 anos de serviço público, a estação emissora estatal sempre está na vanguarda dos desígnios da independência, designadamente o trabalho, a unidade e a disciplina.
Em 2020, a infraestrutura volta a ter uma cobertura nacional e sub-regional.
Instalado na Marginal 12 de Julho, exposto à calema do mar, ao sol e à brisa, o edifício ganhou uma nova imagem, ao ser reabilitado e equipado com equipamentos avançados de comunicação.
Durante a inauguração, jornalistas festejaram ester dia comemorativo da casa.
-0- PANA RMG/DD 14julho2020