Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro santomense aposta na melhoria de serviços de saúde

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O primeiro-ministro santomense, Gabriel Costa, declarou quarta-feira que a melhoria dos serviços de saúde continua a ser uma aposta do seu Governo.

Falando durante a cerimónia de reabertura do Banco de Urgência do Hospital Ayres de Menezes de São Tomé, Gabriel Costa congratulou-se com o nível de investimento feito nesta estrutura cujas obras e equipamentos estão avaliados em três milhões e 500 mil dólares americanos desembolsados pela China Taiwan.

Apelou aos profissionais de saúde para prestarem um serviço de qualidade aos utentes.

"Exorto a todos que aqui vão exercer as suas funções a atuarem com um grau de profissionalismo elevado”, vincou o chefe do executivo santomense.

Por sua vez, o chefe da missão medica da República da China Taiwan no arquipélago santomense, Yu Tai Chang, confirmou a PANA que virão de Taipei (capital taiwanesa), em agosto próximo, um médico e uma enfermeira para ajudarem os profissionais de saúde destacados na urgência do Hospital Ayres de Menezes a tirarem melhor proveito dos equipamentos instalados.

O diplomata, cirurgião taiwanês pertencente à equipa médica da Universidade de Taiwan, garantiu que estão criadas as condições para o atendimento personalizado dos pacientes que se dirigirem ao referido centro hospitalar.

“Com esta nova casa sofisticada e apetrechada, pensamos ter bagagem para responder de uma forma sustentada ao nível de atendimento exigido”, disse José Luís de Ceita, diretor do Hospital Ayres de Menezes.

De Ceita sublinhou, por outro lado, a necessidade para o pais de se criar uma politica de incentivo na saúde para “evitar a fuga de quadros” devido à carência de médicos.

O Banco de Urgência do Hospital Ayres de Menezes de São Tomé reaberto quarta-feira têm capacidade para internamento de 37 pacientes, fato que no passado era impossível, de acordo com a fonte.

A estrutura é dotada de equipamentos para diagnóstico de várias patologias, de uma sala de cuidados intensivos, de uma farmácia e de dois blocos operatórios, elevando assim a cinco o numero de salas de operações.

Com quatrocentas e quarenta e uma camas, Ayres de Menezes alberga anualmente 20 mil pacientes, enquanto o seu Banco de Urgência atende perto de 37 mil indivíduos.

-0- PANA RMG/DD 26junho2014