Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O primeiro-ministro do Burkina Faso, Christophe Joseph Marie Dabiré, apelou, terça-feiras, às populações para ficarem responsáveis no quadro da luta contra o coronavírus que já fez 46 mortes, dos 672 casos positivos registados no país.
« Apelo ao sentido elevado da responsabilidade de cada cidadão para que a doença não conheça uma subida, comprometendo assim os enormes sacrifícios que fizemos até agora. Cada Burkinabe e cada habitante do nosso país deve proteger-se e proteger as pessoas que o rodeiam”, declarou Dabiré durante um briefing com a imprensa.
Desde o aparecimento dos primeiros casos a 9 de março último no Burkina Faso, as autoridades tomaram algumas medidas restritivas para conter a propagação do coronavírus.
Nos últimos dias, várias destas medidas foram ab-rogadas ou reduzidas.
Para o primeiro-ministro, o Governo, depois dum tempo de observação da aplicação das diferentes medidas, optou pela retomada progressiva das atividades, preocupando-se em diminuir os sofrimentos das populações, mantendo-se no entanto determinado na luta contra a epidemia.
O anúncio da reabertura das escolas, dos mercados e das mesquitas, bem como a retomada de algumas atividades socioeconómicas enquadra-se nesta dinâmica, indicou.
Revelou que estas decisões foram tomadas depois duma ampla concertação.
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/DD 05maio2020