Primeiro-ministro nomeia Governo no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – O primeiro-ministro sudanês, Abdullah Hamdouk, anunciou quinta-feira a nomeação do seu novo Governo composto por 22 membros, dos quais quatro mulheres, incluindo na chefia do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Hamdouk fez o anúncio durante uma conferência de imprensa organizada, em Cartum, declarando que gostava de ver um Sudão refletir a diversidade e a riqueza da população sudanesa.
O primeiro-ministro declarou que o Governo busca antes de tudo instaurar a paz no país, o que lhe permitirá recuperar 70 por cento do orçamento destinado a alimentar a guerra no Sudão.
Chamou os que combateram o anterior regime de "os nossos irmãos na luta armada", que deixaram de ser rebeldes na cena política e mediática sudanesa, em particular depois da destituição de Bashir.
"Estamos dedicados uma política estrangeira que tome em conta os interesses nacionais do Sudão”, declarou Hmadouk.
O novo Governo não integra nenhuma das personalidades políticas mais célebres do país.
O novo primeiro-ministro declarou que o seu Governo fará o seu melhor para retirar o nome do Sudão da lista do terrorismo, e acrescentou que já iniciou contactos com os Americanos para facilitar a retirada do país da lista.
"Devemos ser retirados da lista. Isto já começou e esperamos, com o apoio da UE e dos nossos irmãos dos países árabes, entre outros amigos, assumirmos compromissos com os Americanos. E estamos certos de que isto vai acontecer”, afirmou.
Manifestou o desejo de ter mais mulheres e cristãos no seio do seu Governo, bem como uma forte representação das zonas marginalizadas e afetadas pela guerra.
-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/IZ 06set2019