Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro nigerino empossa comité interministerial de luta contra Ébola

Niamey, Níger (PANA) - O primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, empossou quinta-feira um Comité Interministerial de Luta contra a Doença do Vírus do Ébola, apesar de nenhum caso ser registado no Níger.

"Visto que a ameaça está presente nas fronteiras eu solicito aos nossos parceiros compromisso firme, mobilização e envolvimento muito fortes para acompanhar o Governo a fim de prevenir a propagação da doença", afirmou o chefe do Governo nigerino durante a emposse deste comité.

O primeiro-ministro do Níger sublinhou, por outro lado, que cada pessoa " deve compreender que a doença do vírus do Ébola é perigosa e constitui um novo e grande desafio que requer de nós vigilância".

O representante residente da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Níger, Pana Assimawé, explicou, por sua vez, os sintomas clínicos, bem como os dispositivos criados no quadro da luta contra a doença que apresenta uma taxa de letalidade muito elevada de 80 a 90 porcento.

"Das 16 mil e 994 pessoas infetadas em África registamos até 1 de dezembro de 2014 seis mil e 951 vítimas todas em África", afirmou o Dr. Assimawé, o segundo o qual nenhum caso da doença do vírus do Ébola foi registado no Níger, mas ele continua a ser um "país de risco".

-0- PANA SA/BEH/SOC/FK/TON 05dezembro2014