Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro maurício sublinha importância de estabilidade financeira em África

Balaclava, ilhas Maurícias (PANA) - O primeiro-ministro maurício, Navin Ramgoolam, sublinhou quinta-feira em Balaclave, no norte das ilhas Maurícias, a importância da estabilidade e da integração financeira do continente africano.

Navin Ramgoolam falava durante a cerimónia de abertura de uma reunião anual dos governadores dos Bancos Centrais de África iniciada no mesmo dia em Balaclava.

Este encontro permitirá aos delegados "refletirem seriamente" sobre o calendário para a criação dum Banco Central, duma moeda única e instituições financeiras no plano continental, explicou por seu turno o governador do Banco Central das ilhas Maurícias, Rundheershingh Bheenick.

"Pensamos que é bom continuarmos a trabalhar nesta direção, mas é preciso estarmos mais prudentes e mais realistas na medida em que o modelo no qual nos baseávamos conhece enormes falhas. Todo o mundo sabe o que se passa na zona euro", declarou Bheenick.

A reunião agrupa cerca de 40 delegados africanos que vão discutir sobre a cooperação nos domínios monetário, bancário e financeiro em África.

A Associação dos Bancos Centrais de África foi criada em 1965 por recomendação da Cimeira dos chefes de Estado africanos de 1963, em Addis Abeba, na Etiópia.

Esta Cimeira decidira criar um comité económico preparatório para estudar questões financeiras e monetárias com a ajuda da Comissão Económica das Nações Unidas para África.

-0- PANA-NA/AAS/MAR/DD 22agosto2013