Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro marroquino esperado na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O primeiro-ministro marroquino, Abdelilah Ben Kirane, era esperado esta terça-feira em Nouakchott, soube a PANA esta terça-feira de fontes concordantes.

Portador duma mensagem do rei marroquino, Mohammed VI, ao chefe de Estado mauritano, Mohamed Abdel Aziz, Kirane visita a Mauritânia num contexto de viva tensão diplomática entre este país e alguns meios políticos marroquinos, de acordo com as mesmas fontes.

A tensão entre as duas partes deve-se a uma declaração do secretário-geral do Partido Istiqlal (partido político nacionalista em Marrocos), Hamid Chabat, na qual sublinhou que "as fronteiras do reino de Marrocos se estendem até ao rio Senegal".

O Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros "rejeitou vigorosamente estas declarações, que "minam as relações com um país irmão e demonstram um desconhecimento profundo das orientações da diplomática marroquina traçadas pelo rei Mohammed VI, e que defendem a boa vizinhança e a solidariedade com a Mauritânia".

Marrocos "declara oficialmente o seu respeito total pelas fronteiras conhecidas e reconhecidas pelo direito internacional da República Islâmica da Mauritânia", acrescenta o Ministério marroquino dos Negócios Estrangeiros.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 27dez2016