Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro maliano reconduzido nas suas funções

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, reconduziu domingo último o primeiro-ministro maliano, Cheik Modibo Diarra, n0o seu cargo, anuncia um comunicado divulgado no mesmo dia em Bamako, a capital do país.

Esta confiança renovada ao primeiro-ministro intervém após uma larga concertação entre o Presidente Traoré e todas as forças vivas do país e o Comité Nacional de Desenvolvimento da Democracira e Restauração do Estado (CNRDE), sendo este último o autor do golpe de Estado que destituiu o então Presidente da República, Amadou Toumani Touré, democraticamente eleito.

Cheikh Modibo Diarra deverá formar nos próximos dias um Governo de União Nacional pedido por vários partidos políticos, por organizações da sociedade civil e pela comunidade internacional, nomeadamente, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que assume a mediação na crise maliana.

Para a constituição dum novo Governo, o Presidente Traoré insta cada um dos grupos consultados a transmitir ao primeiro-ministro reconduzido oito curriculum vitae (CV), contendo cada lote dos mesmos documentos mulheres e jovens.

O Mali atravessa, desde o golpe de Estado de 22 de março último, uma crise sociopolítica sem precedentes marcada, nomeadamente, por uma crise institucional e pela ocupação, há quatro meses, do Norte do país, ou seja dois terços do território nacional, por grupos islamitas armados e por rebeldes tuaregues.

O primeiro-ministro tinha constituído em abril um Governo exclusivamente formado por tecnocratas sem ter em conta partidos políticos e a sociedade civil, criando uma divergência na paisagem política maliana.

-0– PANA GT/JSG/MAR/DD 13agosto2012