Primeiro-ministro maliano na investidura de Presidente brasileiro
Bamako, Mali (PANA) - O Primeiro-Ministro do Mali, Choguel Kokalla Maïga, chegou sexta-feira a Brasília, Brasil, onde representará o Presidente da Transição, Coronel Assimi Goïta, na cerimónia de tomada de posse, domingo, 1 de Janeiro de 2023, pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, soube a PANA junto de fonte oficial.
A convite das autoridades brasileiras, Choguél Kokalla Maiga chefia uma forte delegação composta, nomeadamente, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdoulaye Diop, e do Desenvolvimento Rural, Modibo Keïta, para assistir à investidura do Lula e o seu vice-presidente, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.
O presidente Lula, aos 77 anos, foi eleito a 30 de outubro como o 39º Presidente da República Federativa do Brasil, na segunda volta das eleição presidenciais mais acirrada da história brasileira, obtendo 50,9% dos votos, enfrentando o Presidente cessante, Jair Bolsonaro.
Assim, voltou ao poder após os seus dois primeiros mandatos (2003-2010) e uma reclusão de 580 dias, de abril de 2018 a novembro de 2019.
Vários encontros bilaterais são anunciados no programa do primeiro-ministro do Mali e a sua delegação.
"A presença desta forte delegação reflete o seu desejo de aprofundar ainda mais nossas "fortes relações bilaterais históricas" reforçadas especialmente sob o "magistério do Presidente Lula", com a criação de uma Comissão Mista Mali-Brasil", declarou Abdoulaye Diop, interrogado à chegada da delegação.
Segundo ele, a cooperação entre os dois países é promissora, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da cultura do algodão, da melhoria da qualidade das sementes, produção e produtividade do arroz.
-0- PANA GT/JSG/MAR 31dez2022