Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, visitará vários Estados árabes do Golfo, anunciou, terça-feira à noite, o porta-voz do Governo, Mohamed Hamouda.
Esta turné visa unificar as posições destes países em relação à Líbia, após o emposse da nova Autoridade Executiva e a unificação das instituições estatais líbias.
Hamouda disse, sem especificar a data, que esta visita "faz parte dos esforços de Dbaiba para unificar a posição do Golfo concernente à questão líbia, e para reforçar as relações entre todos os Estados do Golfo com base no respeito mútuo.
Os países do Golfo árabe foram envolvidos, por vezes diretamente no conflito na Líbia com uma participação militar, financeira e política de alguns países, tais como os Emirados Árabes Unidos, aliado do marechal Khalifa Haftar, autoproclamado chefe do Exército Nacional líbio, sediado no leste.
A Arábia saudita, a Jordânia e o Bahreïn alinharam-se com a posição dos Emirados Árabes Unidos, ao passo que o Qatar apoiou o Governo líbio de União Nacional cessante contra Haftar.
O Kuwait e o Sultanato do Omã permaneceram neutros relativamente à crise líbia, lembra-se.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 07abril2021