Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio visita Bélgica

Tripoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro do Governo provisório líbio, Ali Zeidan, inicia esta segunda-feira uma visita oficial a Bruxelas, durante a qual ele examinará os meios de reforçar as relações entre a Líbia e a União Europeia (UE), anuncia um comunicado divulgado este domingo pelo seu gabinete.

Segundo a mesma fonte, Zeidan vai encontrar-se com o vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, com o presidente da Comissão Europeia, com o presidente do Conselho da União Europeia, com o presidente e com os membros da Comissão do Parlamento Europeu, bem como com o Secretário-Geral do Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) para « reforçar as relações do seu país com a UE e estudar as perspetivas destas relações nos diferentes domínios para os interesses comuns das duas partes ».

A visita será uma oportunidade para abordar com estes responsáveis os progressos realizados pelo Governo líbio em matéria de construção de Estado de direito e de transição do período de revolução para um Estado, indica o texto.

Os chefes de Estados e de Governos da União Europeia adotaram oficialmente, quarta-feira última, o envio duma missão civil destinada a ajudar a Líbia a garantir a segurança das suas fronteiras.

Neste quadro, está previsto o desdobramento progressivo de membros da missão, a partir de junho próximo.

A missão, cujo orçamento está fixado em 30 milhões de euros, integra 100 conselheiros civis que estão encarregues, durante dois anos, de formar Líbios para garantir a segurança das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas do seu país.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/TON 26maio2013