Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio saúda entrega de armas por milícias Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - O desaparecimento de armas de Tripoli é "um passo importante no processo de edificação dos fundamentos do Estado e no reforço do seu papel na instauração da legalidade", afirmou quinta-feira o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan.

"A administração nacional decidiu pôr termo à presença das armas na cidade de Tripoli e em todas as outras cidades. A Revolução de 17 de fevereiro (2011) visava pôr termo à injustiça e à ditadura, instaurando um Estado de direito e um regime escolhido pelo povo", disse Ali Zeidan durante a cerimónia oficial de entrega ao Estado-Maior das Forças Armadas, na Líbia, da base aérea Maatika por uma milícia.

Ele precisou que a evacuação dos grupos armados abrangerá todas as milícias que evoluem em todo o país "sem exceção" e advertiu da situação de insegurança prevalecente atualmente no país.

"O Estado, as Forças Armadas, a Polícia, os cidadãos e os ex-rebeldes devem assumir a sua responsabilidade para proteger a nação", defendeu.

Operações de entrega de sítios e de bases pelas milícias às autoridades legais decorreram quinta-feira na capital líbia, em execução da decisão do Congresso Nacional Geral (Parlamento) relativa ao desaparecimento de armas e a pedido das populações que exigem a evacuação das milícias armadas de Tripoli.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 22nov2013