Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, está desde sexta-feira, em Istambul, onde foi recebido pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
A reunião entre al-Dbaiba e Erdogan abordou os "últimos desenvolvimentos, na Líbia", de acordo com uma publicação na plataforma de informação governamental "Hakomitna", que não dá mais detalhes.
Refira-se que a situação económica da Líbia é marcada pela aproximação da realização das eleições gerais née 24 de dezembro, cujo quadro jurídico e data ainda são objeto de divergências entre as partes líbias, comprometendo a organização desta eleição.
Outra preocupação dominante no cenário político líbio é a implementação do Plano de Ação elaborado pela Comissão Militar Conjunta 5 + 5 para a saída de mercenários, combatentes e forças estrangeiras do território líbio.
A Turquia, que tem presença militar, na Líbia, ao abrigo de um acordo assinado, em 2019, com o Governo, é afetada por esta cláusula do acordo de cessar-fogo assinado em outubro de 2020, em Genebra, sob a égide das Nações Unidas.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 07nov2021