Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio promete punições contra corrupção

Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, afirmou segunda-feira à noite em Tripoli a determinação do seu Governo provisório a fazer face à corrupção e a punir os corruptores.

"Combateremos a corrupção e vamos fazer face a isto com todos os meios, ou seja com o Gabinete de Controlo de Mercados, ou através do autocontrolo ou ainda graças aos serviços de supervisão em diferentes Ministérios. Qualquer pessoa corrupta, como isto aconteceu no passado, será punida sem piedade, porque doravante não há desculpas", frisou Ali Zeidan durante uma conferência de imprensa em Tripoli.

O primeiro-ministro libio reagia assim às informações relatadas pelas redes sociais e segundo as quais numerosos casos de corrução e de roubo de 250 milhões de dinares líbios (mais de 194 milhões e 628 mil dólares americanos) no Ministério da Saúde e de 15 biliões de dinares (mais de 11 milhões e 677 mil dólares americanos) no Ministério da Defesa.

Ali Zeidan rejeitou formalmente estas alegações revelando que o orçamento ainda não começou a ser executado e que, deste ponto de vista, não se pode falar de desvio de fundos públicos.

Ele ameaçou de severidades da justiça qualquer responsável que for tentado para roubar dinheiro do Estado que, a seu ver, deve ser gasto com transparência, "receando a Deus e respeitando a lei".

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 09abril2013