MAR/DD
Agência Panafricana de Notícias
Primeiro-ministro líbio na Tunísia
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, chegou quarta-feira a Tunis à frente de uma grande delegação ministerial no âmbito de uma visita oficial de dois dias, soube a PANA de fonte oficial.
A visita é dominada por questões relacionadas com a economia e a cooperação em matéria de segurança entre os dois países vizinhos, segundo a mesma fonte.
à sua chegada ao aeroporto de Túnis, al-Dbaiba foi recebido pela primeira-ministra da Tunísia, Najla Bouden, tendo depois seguido para a sede da Primatura da Tunísia, no Kasbah onde serão realizados encontros prolongados entre as delegações dos dois países.
Os mesmos versarão sobre questões atinentes à cooperação bilateral, segundo imagens de um vídeo divulgado no website da plataforma governamental líbia "Hakomitna".
Na noite de terça-feira última, o porta-voz do Governo líbio, Mohamed Hamouda, anunciou em comunicado que, durante a visita, as duas partes vão abordar vários assuntos ligados à economia, ao comércio e segurança que preocupam os dois países.
Por outro lado, o volume de trocas comerciais entre a Tunísia e a Líbia atingiu, durante os primeiros oito meses do ano de 2022, cerca de 2.031.000.000 dinares tunisinos (3,2 dinares equivalentes a um dólar americano).
Relativamente às importações da Líbia, o Instituto de Estatística da Tunísia revelou que as mesmas aumentaram 34 por cento este ano, contra 20,8 por cento registado no ano transato, graças ao aumento registado nos setores da energia, de matérias-primas e semi-acabadas, consumíveis e materiais de equipamento.
Os dois países decidiram, há duas semanas, estabelecer uma zona económica livre conjunta no ponto de passagem terrestre comum de Ras Jedir, como parte de um acordo de cooperação económica, que prevê o levantamento das restrições impostas aos cidadãos dos dois países, além da cooperação e do intercâmbio comercial e da facilitação dos processos de entrada de mercadorias de origem estrangeira na Líbia através dos portos da Tunísia.
O acordo inclui também incentivar empresários líbios e tunisinos a participarem e investirem em projetos de infraestruturas nos dois países e formarem um grupo de trabalho conjunto para a segurança alimentar e farmacêutica.
O acordo culminou com a decisão de operar uma linha marítima para o transporte de passageiros e mercadorias entre os portos da Líbia e da Tunísia e constituir uma equipa técnica dos Ministérios dos Transportes dos dois países a fim de preparar a abertura da linha no final de 2022, além de um memorando de entendimento para a cooperação científica e técnica na área da meteorologia e clima, e do combate às mudanças climáticas.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 30nov2022