Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio impedido de viajar no aeroporto de Maitigua

Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdallah al-Theni, foi impedido quinta-feira de embarcar, no aeroporto de Maitigua (arredores de Tripoli), o único operacional na capital desde o encerramento, a 13 de julho corrente, do Aeroporto Internacional local devido a confrontos entre milícias armadas.

"Em violação da legitimidade do Estado, os grupos que controlam o aeroporto de Maitigua impediram quinta-feira o chefe do Governo provisório, Abdallah al-Theni, e vários ministros de viajar para a cidade de Tobrouk (leste) onde devia manter reuniões com a região oriental", indica um comunicado divulgado no site do Governo.

O comunicado acrescenta que esta ação "confirma que o aeroporto de Maitigua está fora do controlo do Estado, o que significa que a cerimónia de entrega do aeroporto às autoridades organizada recentemente foi meramente formal, com o objetivo de fazer crer que o aeroporto está doravante sob a tutela do Estado".

Os confrontos pelo controlo do aeroporto foram desencadeados a 13 deste mês entre ex-rebeldes de Zenten e grupos armados compostos por ex-rebeldes de Misrata e seus aliados da Câmara dos Revolucionários da Líbia filiada no movimento islamita para pôr termo à hegemonia dos Zentenitas nesta infraestrutura aeroportuária.

Os confrontos fizeram mais de 47 mortos e 120 feridos e danos ao aeroporto, incluindo o incêndio de 20 aviões recentemente adquiridos, para além dos bens privados e depósitos de combustível e de medicamentos cujo valor se estimou em dois biliões de dinares líbios, segundo os peritos.

-0- PANA/BY/BEH/SOC/MAR/IZ 25julho2014