Primeiro-ministro líbio homenageia equipas de socorros líbios na Turquia
Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipas de socorro líbias que regressam da Turquia, elogiando o esforço que têm feito para ajudar as equipas turcas, sobretudo no resgate, recuperação de corpos e trabalho de assistência de campo.
No decurso de uma reunião, segunda-feira à noite, em Trípoli, com as equipas de socorro líbias constituídas por serviços de medicina de emergência e de apoio, medicina militar, serviços terapêuticos, Autoridade de Segurança Civil, Autoridade de Investigação Criminal e Escoteiros e Guias, após o termo dos seus trabalhos na Turquia, o al-Dbaiba saudou a necessidade dos chefes das agências continuarem treinando e aumentando sua eficiência.
Sublinhou, durante o encontro, na presença dos Ministros da Habitação e Construção e do Governo Local, do Vice-Ministro da Saúde para os Assuntos Hospitalares e do Chefe da Autoridade de Serviços Médicos, a necessidade de dinamizar o trabalho da Autoridade de Socorro e aumentar sua prontidão.
As equipas de salvamento, por sua vez, agradeceram ao primeiro-ministro o apoio e a preocupação com eles, e o conforto constante no desempenho das suas tarefas, segundo um comunicado de imprensa do governo líbio.
Recorda-se que o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, deslocou-se a Ancara onde se encontrou com o Presidente turco, Recep Erdogan, a quem manifestou as condolências da Líbia ao povo e Governo turco e a sua total solidariedade neste drama do terramoto.
O último relatório oficial do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria deixou mais de 44.330 mortos e mais de 84.000 edifícios afetados na Turquia.
-0- PANA BY/JSG/MAR 21fev2023