Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio esperado na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O primeiro-ministro líbio, Ali Zeidan, é aguardado na próxima segunda-feira em Bruxelas para uma visita de trabalho durante a qual ele manterá um encontro com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, soube-se de fonte oficial.

Num comunicado transmitido à PANA em Bruxelas, a União Europeia (UE) anuncia o lançamento nas próximas semanas da Missão Civil de Assistência para Gestão Integrada das Fronteiras na Líbia (EUBAM-Líbia).

Prevista para um período de dois anos, a EUBAM-Líbia custará 30 milhões 300 mil euros e possuirá até 110 funcionários europeus, precisa o comunicado.

A Missão de Assistência Europeia para a Gestão das Fronteiras vai ocupar-se progressivamente dos diferentes aspetos terrestres, marítimos e aéreos da gestão das fronteiras e garantirá a coordenação necessária para uma abordagem integrada com vista à tomada de decisão e a uma conduta operacional eficaz, indica o comunicado.

As fronteiras terrestres líbias possuem quatro mil 348 quilómetros de comprimento e as fronteiras marítimas mil 770 quilómetros.

Segundo dados oficiais, antes da destituição do regime do coronel Muamar Kadafi pelo menos dois milhões de emigrantes provenientes da África Subsariana estavam na Líbia a aguardar por uma oportunidade para usar embarcações obsoletas e penetrar na Europa depois de atravessar o Mediterrâneo, arriscando as suas vidas.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 24maio2013