Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio deplora dissolução de antigos serviços de segurança

Tripoli, Líbia (PANA) – As novas autoridades líbias cometeram um "grande erro" ao dissolver os órgãos de Segurança e dos serviços de Inteligência do antigo regime, deplorou o novo primeiro-ministro líbio, Abdallah al-Theni.

Numa entrevista concedida domingo à noite à cadeia de televisão al-Nabaa, o primeiro-ministro Al-Theni indicou que "esta decisão está na origem da deterioração da situação de segurança no país".

"As autoridades legislativas e executivas cometeram um grande erro ao decidir dissolver estes órgãos de Inteligência", afirmou.

Segundo ele, com efeito, isto provocou uma sobrecarga de tarefas sobre os novos órgãos de segurança em gestação.

“A exclusão de especialistas dotados duma experiência de 15 a 20 anos provoca um grande vazio nestes órgãos de segurança", sublinhou o primeiro- ministro.

Desde a destituição do regime de Muamar Kadafi, as novas autoridades do país pensam instalar órgãos de segurança capazes de instaurar a ordem e impor a vontade do Estado.

O desabamento das estruturas de Estado e dos órgãos de segurança deu lugar a milícias armadas que subiram de influência face à debilidade do Estado e tornaram-se mestres no terreno.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/IZ 28abril 2014