Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio cessante instado a entregar poder a seu sucessor

Tripoli, Líbia (PANA) – O Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento) denunciou a recusa do primeiro-ministro cessante, Abdallha al-Theni, de respeitar as suas decisões entregando o poder ao novo primeiro-ministro eleito, Ahmed Maitigue.

Num comunicado divulgado quinta-feira à noite, o CNG lembra que o primeiro-ministro cessante se demtiu a 23 de abril último e que aceitou no entanto despachar assuntos correntes até à eleição do seu sucessor.

Para o Parlamento líbio, a recusa de entregar o poder ao novo Governo representa um precedente e constitui uma violação da Declaração Constitucional sobre a qual Abdallah Al-Theni prestou juramento.

O CNG compara esta atitude com um crime condenável com sanções penais ou administrativas.

Os atos do Governo de Al-Theni são considerados como de nulos e sem efeitos, advertiu o Congresso.

Para a Presidência do CNG, a recusa de entregar o poder só pode complicar cada vez mais uma situação política já confusa e culminar em riscos graves incalculáveis pelos quais o primeiro-ministro cessante deverá assumir a responsabilidade.

Abdallah al-Theni anunciou quarta-feira não entregar o poder a "um primeiro-ministro eleito em condições controversas" até quando a justiça se pronunciar sobre este caso.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 30maio2014