Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro líbio advoga solução política para crise na Líbia

Tobrouk, Líbia (PANA) - A solução para a crise líbia é política e a iniciativa das Nações Unidas é a única suscetível de pôr termo à efusão de sangue e conduzir o país à estabilidade e ao Estado de direito, considerou o Parlamento líbio num comunicado divulgado terça-feira.

"A iniciativa das Nações Unidas deve conter a continuação do processo democrático escolhido pelo povo líbio, único detentor da legitimidade com suas livres escolhas nas urnas", indica o Parlamento no seu comunicado.

Neste quadro, prossegue o comunicado, o Conselho dos Representantes (Parlamento) afirmou ao povo líbio que os seus membros participam em reuniões organizadas em Tobrouk para construir a Líbia a que todo o mundo aspira sublinhando que a unidade do território líbio está acima de qualquer outra consideração.

O chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Bernardino Leon, empreendeu, depois do veredito do Tribunal Supremo de invalidar o novo Parlamento eleito a 25 de junho último, novas consultas com os protagonistas líbios com vista a um diálogo inclusivo conducente a uma solução política para a crise que abala o país.

O Sudão acolherá no início de dezembro próximo uma reunião dos países vizinhos da Líbia destinada a trabalhar para reunir as partes desavindas líbias em redor duma mesa de diálogo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 13nov2014