Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro ivoiriense forma novo Governo

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O primeiro-ministro ivoiriense, Guillaume Soro, publicou terça-feira à noite em Abidjan a composição do novo Governo composto por 27 ministros, dos quais 11 com titulares por nomear.
Os ministros da Frente Popular Ivoiriense (FPI, no poder) do Governo cessante foram quase todos reconduzidos, enquanto as 11 pastas a distribuir eram detidas pelos partidos da oposição agrupados no seio da Coligação dos Houphouetistas para a Democracia e a Paz (RHDP).
"Onze postos permanecem vagos porque as modalidades de nomeação não foram concluídas e, como deveríamos formar um Governo hoje, fizêmo-lo", declarou Soro.
"Vou continuar as discussões com as forças políticas para que a realização do Conselho de Ministros com um Governo completo e solidário quinta-feira próxima", acrescentou.
Falando durante uma conferência de imprensa, ele precisou que o novo Governo "está conforme com os acordos assinados pelos actores que desejam uma chave de repartição dos postos ministeriais entre as partes signatárias".
A oposição denunciou vivamente a dissolução do Governo e da Comissão Eleitoral Independente (CEI) pelo Presidente Laurent Gbagbo e recusou-se a entrar no Governo.
O primeiro-ministro anunciou a nomeação esta quinta-feira do novo presidente da CEI e dos seus quatro vice-presidentes.