Libreville, Gabão (PANA) - O primeiro-ministro gabonês, Julien Nkoghe Bekalé, efetuou quinta-feira uma visita de campo ao Aeroporto Internacional de Libreville, bem como ao Porto de Owendo, para apreciar um dispositivo de vigilância instalado nestes locais para conter o risco de epidemia de coronavírus, constatou a PANA no local.
Segundo os serviços de saúde, nenhum caso de contaminação com o coronavírus foi registado no Gabão, mas recomenda-se a prudência apesar do dispositivo sanitário instaurado.
Há várias semanas, no mundo, numerosas companhias aéreas suspenderam ou reduziram alguns voos para a China, epicento da epidemia de coronavírus, declarada desde finais de dezembro último.
No Gabão, nenhum voo para a China foi suspenso, refere-se.
Porém, para se proteger contra o coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a lavagem regular das mãos com sabão e tapar a boca e o nariz quando se tosse ou se espirra.
A OMS exige igualmente que se evite qualquer contacto com uma pessoa que apresentar os sintomas da doença, nomeadamente febre alta, dificuldades respiratórias e dores de cabeça.
A 4 de fevereiro último, a OMS registou 20 mil e 471 casos confirmados e 425 mortos na China, 159 casos em 23 países, dos quais um morto, indica-se.
-0- PANA LAW/JSG/SOC/MAR/DD 7fev2020