Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro etíope homenageia Meles Zenawi

Bahir Dar, Etiópia (PANA) - O primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, declarou sábado em Bahir Dar que a morte do seu antecessor, Meles Zenawi, era uma grande perda.

"É antes com um sentimento de tristeza e orgulho que abrimos a segunda edição do Fórum de Alto Nível hoje. Tristeza porque, desde a primeira edição de abril de 2012, perdemos o nosso líder, visionário e ardente defensor e advogado do Fórum. Isto é realmente uma grande perda", disse Desalegn na abertura do segundo Fórum sobre a Segurança em África.

Ele exprimiu o seu orgulho porque várias pessoas continuam a honrar a sua memória, reforçar e perpetuar o seu legado.

Prestando homenagem ao defunto Meles Zenawi, o presidente do Fórum, antigo chefe de Estado nigeriano, Olusegun Obasanjo, afirmou que o seu engajamento e a sua determinação de ver não só a Etiópia, mas igualmente África, sair dos problemas da pobreza, da insegurança e dos conflitos foram exemplares.

Por seu turno, o Presidente da Somália, Hassan Sheikh Muhammad, descreveu Meles Zenawi como um campeão e grande advogado da paz e da segurança em África e particularmente no Corno de África.

-0- PANA BAL/AAS/SOC/MAR/IZ 20abril2013