Primeiro-ministro egípcio visita Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro egípcio, Mustapha Madbouli chegou terça-feira à tarde ao Aeroporto Internacional de Maitigua, a leste de Tripoli, no quadro de uma visita oficial à Líbia.
Durante a visita, ele vai encontrar-se com o seu homólogo líbio, Abdelmajid al-Dbaiba, que pretende selar a retomada das relações diplomáticas e de cooperação bilateral entre Tripoli e Cairo.
A delegação de Madboudi é integrada por 11 ministros, incluindo os da Eletricidade, do Petróleo, da Mão-de-obra, da Educação e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.
Fazem ainda parte da comitiva os titulares das pastas da Saúde e População, das Comunicações e Tecnologias de Informação, da Habitação e Serviços Públicos, dos Transportes, da Aviação Civil e do Comércio e Indústria, bem como o presidente da Autoridade Geral do Investimento no Egito, e representantes de outros órgãos e investidores.
A cooperação económica e política com o Governo líbio estará na agenda das conversações entre o Abdelhamid al-Dbaiba e o seu homólogo egípcio.
Serão assinados acordos entre os governos egípcio e líbio, relativos à criação de fábricas na Líbia, além de contratos entre os ministérios de Eletricidade do Egito e da Líbia para reforçar as redes de energia na Líbia, segundo a imprensa egípcia.
Será também anunciada a reabertura oficial da Embaixada egípcia, segundo as mesmas fontes, selando a retomada das relações diplomáticas entre os dois países, perturbadas nos últimos anos pela aliança do Egito com a rebelião de Khalifa Haftar, baseada no leste do país.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 21abril2021