Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro do Quénia felicita Zambianos e seu novo Presidente eleito

Nairobi, Quénia (PANA) – O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, saudou a transferência pacífica do poder na Zâmbia e felicitou o opositor de longa data, Michael Sata, pela sua eleição à frente do país.

«Felicito igualmente o povo da Zâmbia por ter escolhido a paz e a democracia pela via das urnas como meio de mudar de líder », declarou o chefe do Governo queniano.

Odinga desejou igualmente ao povo zambiano e ao seu novo líder "todo o bem do mundo para os próximos anos”.

Falando durante uma escala efetuada em Londres (Inglaterra) a caminho de Nova Iorque (Estados Unidos) para participar numa cimeira ministerial sobre a seca no Corno de África, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Odinga felicitou também o Presidente cessante da Zâmbia, Rupiah Banda, por ter reconhecido a sua derrota.

« Para nós que recusamos a ideia segundo a qual África é uma causa perdida e estamos confiantes na esperança de que o século XXI poderá ser o do continente, cada eleição democrática e cada transferência pacífica do poder confortam-nos nas nossas convicções », afirmou Odinga.

« Isto nos dá razão de continuar a esperar mais ainda que os nossos países que lutam contra a adversidade estão na boa via duma transição total para a democracia », prosseguiu.

O primeiro-ministro queniano afirmou que a Zâmbia poderá desempenhar um papel significativo na ajuda à estabilização de África Austral e à difusão da democracia.

-0- PANA AO/BOS/FJG/AAS/SOC/FK/IZ 25set2011