Túnis, Tunísia (PANA) – O novo primeiro-ministro tunisino afirmou, sábado à noite estar a examinar com o Presidente tunisino, Kais Saied, as vias e meios constitucionais para encontrar uma saída para a formação do novo Governo, numa alusão a dificuldades encontradas nesta missão depois do veto do movimento islâmico conservador Ennahda que tornou incerta equipa proposta.
"Decidimos com o Presidente da República aproveitar o que resta de duração constitucional” para continuar a buscar uma saída, disse, considerando que o bloqueio do Governo “põe o país numa situação difícil” e a última palavra caberá ao povo tunisino que deve estar consciente de que novas eleições serão organizadas se for necessárias.
Antes da sua declaração, Fakhfakh anunciou com o Presidente Saied, a composição do seu Governo. O movimento Ennahda, maioritário no Parlamento, anunciou a sua retirada do Governo, afirmando durante uma conferência de imprensa organizada sábado à noite que o seu grupo parlamentar “não votará pela confiança a favor deste Governo”.
Vários partidos políticos reagiram a esta situação, criticando a atitude do movimento conservador que alguns consideram que “vai pôr o país numa grave crise”.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 16fev2020