Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro desautoriza ministro do Interior

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O primeiro-ministro da República Democrática do Congo (RDC), Sylvestre Ilunga Ilunkamba, afirmou não ter autorizado o vice-primeiro-ministro do Interior, Segurança e Assuntos Costumeiros a assinar os despachos de nomeação de novos órgãos nas Forças Armadas e nas instâncias judiciárias.

Numa declaração assinada pelo seu porta-voz, Albert Lieke, e transmitida quarta-feira à PANA, em Kinshasa, o primeiro-ministro declara que a assinatura de "é um ato de elevado significado político e jurídico que releva da competência exclusiva da qualidade de primeiro-ministro".

Segundo o chefe do Governo, tal ato não pode ser concebido num quadro interino tal como circunscrito na ordem de servico que delegou poderes ao vice-primeiro-ministro do Interior, Segurança e Assuntos Costumeiros.

Disse ter sido surpreendido, a partir da cidade de Lubumbashi, onde se encontrava em missão sob as instruções do Presidente da República, face às  ordens para a novas funções nas Forças Armadas que ostentam a assinatura do seu vice-primeiro ministro do Interior, Segurança e Assuntos Costumeiros.

Para o efeito, prometeu encontrar-se com o chefe de Estado "com vista a esclarecer esta preocupante situação".

-0- PANA KON/IS/DIM/IZ 22julho2020