Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro defende transição económica na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – A Tunísia tem necessidade urgente duma transição económica depois do êxito do processo político, afirmou o primeiro-ministro tunisino, Mehdi Jomâa, num comunicado publicado pelo seu gabinete.

Mehdi Jomâa reuniu-se segunda-feira em Genebra (Suíça) com o secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), Mokassa Kitoyi.

O chefe do Governo tunisino, que participa em Genebra na quarta Conferência sobre Investimento, revelou que a prioridade hoje é garantir a transição económica concretizando as reformas estruturais graças à revisão da intervenção do Estado no plano económico que deve limitar-se a um papel de regulação.

« Este processo vai permitir abrir a via ao investimento direto no respeito dos aspetos ambientais e sociais e o equilíbrio regional », disse o primeiro-ministro tunisino.

Citado pelo comunicado, o secretário-geral da CNUCED afirmou, por seu turno, a « total disponibilidade » da sua organização a continuar o seu apoio à Tunísia na realização dos seus objetivos em conformidade com as suas orientações económicas.

-0- PANA AD/IN/BEH/SOC/MAR/TON 14outubro2014