Primeiro-ministro de Cabo Verde testado positivo à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, testou positivo à covid-19 num teste PCR de despistagem realizada, nesta quarta-feira, na cidade da Praia, apurou a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, o Gabinete da Chefia do Governo adianta que Ulisses Correia e Silva está assintomático, mais vai cumprir um isolamento de sete dias, pelo que, frisou, cancelou toda a sua agenda pública para os próximos dias, incluindo uma deslocação à ilha de São Nicolau, agendada para 09 a 13 de junho corrente.
O teste positivo detetado na pessoa do chefe do Governo figura entre 103 novos casos anunciados, quarta-feira, pelo Ministério da Saúde, no balanco relativo às últimas 24 horas, num total de 555 amostras.
Trata-se do maior número diário desde 21 de janeiro último, o que faz com que aumente para 301 o total de casos ativos no país, quando, há uma semana, foi de 79.
Do total de casos ativos, dois terços estão na cidade da Praia (200), que também registou nesta quarta-feira o maior número de casos, oi seja, 73.
Apesar de, nos últimos dias, o arquipélago ter vindo a registar um aumento de casos diários de covid-19, a triplicarem-se numa semana, apenas uma pessoa está internada, tendo o país registado um único óbito associado à doença em 15 semanas.
Desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, Cabo Verde soma um acumulado de 56.738 casos da doença, que provocaram 402 óbitos.
Do total de casos registados, até ao momento, 55.983 foram dados como curados desta infeção respiratória.
Cabo Verde atingiu um recorde diário de cerca de 1.400 novos infetados com o novo coronavírus num único dia em janeiro último, já com a nova variante Ómicron a circular no arquipélago.
o país chegou então a registar mais de 7.000 casos ativos, mas a situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana de janeiro em apreço.
O país voltou, a 06 de março último, à situação de alerta, o menos grave de três níveis, mantendo atualmente um nível "mínimo" de restrições devido à pandemia da covid-19.
Assim sendo, deixou de ser obrigatória a utilização de máscara na via pública e, já desde o final de abril último, também em espaços fechados.
-0- PANA CS/DD 09junho2022