Primeiro-ministro de Cabo Verde na VII Conferência da TICAD no Japão
Praia, Cabo Verde (Praia) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, chefia a delegação do seu país à VII Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD), a realizar-se na cidade japonesa de Yokohama, de 28 a 30 de agosto, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
Uma nota oficial recorda que a TICAD "é provavelmente uma das maiores conferências multibilaterais de cooperação com África", e que Cabo Verde esteve em todas as seis edições anteriores, "numa demonstração de forte empenho na concretização e no alargamento de intenções de cooperação existentes”.
A mesma fonte destaca que a participação do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva nesta edição da TICAD, que como tema “Fazer progredir o desenvolvimento da África, pela via da tecnologia, da inovação e do capital humano”, eleva as expetativas nas relações entre Cabo Verde e Japão.
Sublinha que a opção atual do Executivo cabo-verdiano é alicerçada numa “abrangente e diversificada cooperação” em setores como o Mar, Saúde, Proteção Civil, infraestruturas Energéticas e reforço no diálogo com intenção de atrair o investimento privado japonês.
Nesta cimeira, Ulisses e Silva estará acompanhado de uma comitiva composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares; pela embaixadora de Cabo Verde na China, Tânia Romualdo, e ainda pelo embaixador, Eduardo Silva.
À margem da cimeira, o chefe do Governo cabo-verdiano será recebido pelo seu homólogo japonês, Shinzo Abe, manterá um encontro com o novo diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu, e visitará algumas instituições e empresas japonesas.
-0- PANA /CS/IZ 27ago2019