Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro de Cabo Verde reeleito líder do MpD com 99% dos votos

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro cabo-verdiano e presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, foi reeleito, domingo, à frente do partido no poder em Cabo Verde, com cerca 99 porcento dos votos, apurou PANA, segunda-feira, de fonte partidária.

Os resultados provisórios divulgados pelo Gabinete de Apoio a Processos Eleitorais do MpD indicam que, nestas eleições, em que Ulisses Correia e Silva foi o candidato único, registou-se uma taxa de participação de 65 porcento dos 29 mil e 449 militantes de 30 regiões eleitorais no país e no estrangeiro.

Nas eleições diretas de domingo foram ainda eleitos 294 dos 300 delegados à convenção do partido, marcada para 04 e 05 de fevereiro deste ano, na capital cabo-verdiana.

Ulisses Correia e Silva foi a votos depois de, no ano passado, ter conquistado vitórias expressivas nas legislativas de março e nas autárquicas de setembro.

O atual primeiro-ministro cabo-verdiano foi eleito pela primeira vez presidente do MpD, em junho de 2013, também como candidato único e com 98 porcento dos votos, sucedendo a Carlos Veiga, que liderou o MpD nas duas primeiras eleições pluralistas em Cabo Verde, realizadas em 1991 e 1996.

-0- PANA CS/IZ 09jan2017