Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro de Cabo Verde esperado em BENELUX

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia sábado um périplo europeu que a BENELUX (Bélgica, Países-Baixos e Luxemburgo), soube-se de fonte diplomática caboverdiana em Bruxelas.
José Maria Neves será recebido sábado em Roterdão, a capital dos Países-Baixos, pelos membros da diáspora caboverdiana instalada neste país antes da independência de Cabo Verde.
Os cidadãos destas ilhas trabalham essencialmente nas instalações portuárias de Roterdão, o maior porto marítimo da Europa.
Neves prosseguirá a sua visita ao Luxemburgo, onde ele será recebido segunda-feira pelo Grande Duque, Henri, bem como pelo primeiro-ministro luxemburguês.
O dia de domingo será consagrado a um encontro com a comunidade caboverdiana, muito grande no Luxemburgo, onde os Caboverdianos seguiram os migrantes portugueses antes da independência do seu arquipélago.
Terça-feira próxima, o primeiro-ministro de Cabo Verde rumará para Bruxelas, a capital belga, onde está previsto um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Manuel Durao Barroso, com quem passará em revista o Acordo de Parceria Especial, que liga a União Europeia a Cabo Verde.
Cabo Verde, como não produz matérias-primas, não participou nas negociações com vista à conclusão do Acordo de Parceria Económica (APE), à semelhança de outros países da África Ocidental.
Dispondo de portos e dum espaço aéreo muito importante, o Acordo de Parceria Especial euro-caboverdiano envolve essencialmente serviços.
Este acordo contém, ainda, disposições sobre a emigração, devido à importância da diáspora caboverdiana na Europa donde os trabalhadores originários de Cabo Verde enviam importantes somas para o seu país de origem, permitindo aliviar a balança comercial de Cabo Verde.