Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro cabo-verdiano nas Jornadas Europeias de Desenvolvimento

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, é um dos três líderes africanos convidados pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para participar terça e quarta-feiras em Bruxelas (Bélgica) nas Jornadas Europeias de Desenvolvimento, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Trata-se de um fórum que envolve vários países europeus e não só, incluindo, para além de Cabo Verde, os Presidentes do Níger, Mahamadou Issoufou, e da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf.

Este encontro anual é considerado como o principal evento europeu na área da cooperação para o desenvolvimento e conta habitualmente a com as presenças de vários chefes de Estado e de Governo, representantes de organizações internacionais, mas também da
sociedade civil e entidades académicas e privadas.

O fórum deste ano vai estar focado no cumprimentos dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), uma vez que, com o aproximar de 2015, ano para as metas traçadas nos ODM, o encontro vai ser uma oportunidade para as partes interessadas, doadores e atores chaves no desenvolvimento se juntarem e contribuírem para a visão da UE para o desenvolvimento pós 2015.

Uma fonte do gabinete do primeiro-ministro indicou que José Maria Neves foi convidado pelo presidente da Comissão Europeia a “socializar a experiência de sucesso de desenvolvimento de Cabo Verde, sobretudo no que diz respeito ao aproveitamento das ajudas orçamentais e outras”.


O acordo para a mobilidade, o reforço dos diferentes pilares da parceria especial, entre elas os acordos de convergências económicas e em termos de qualidade de serviços e produtos, bem como o reforço da parceria ao nível das energias renováveis, figuram, igualmente, entre os assuntos a serem analisados no encontro entre o primeiro-ministro de Cabo Verde e o presidente da Comissão Europeia.

O convite ao primeiro-ministro cabo-verdiano para participar nesse fórum enquadra-se no pressuposto de que Cabo Verde irá cumprir plenamente oito OMD e de que o arquipélago está já a preparar um novo programa para o seu desenvolvimento e que tem como horizonte o ano de 2030.

A anteceder a sua participação no fórum de Bruxelas, o chefe do Governo cabo-verdiano recebeu, na passada quinta-feira, o embaixador da União Europeia (UE), José Pinto Teixeira, com que discutiu vários assuntos de interesse da cooperação entre as duas partes e que deverão ser abordadas num encontro com Durão Barroso.

Entre esses assuntos figuram questões ligadas ao reforço da Parceria Especial Cabo Verde-UE, mas também o acordo de parceria económica e a possibilidade de mais investimentos privados europeus no arquipélago.

Sobre esta úlima questão, as duas partes estudam a possibilidade da deslocação a Cabo Verde, em 2014, de uma delegação de empresários europeus para analisarem as oportunidades e as possibilidades de investimentos privados no arquipélago.

-0- PANA CS/TON 25nov2013