Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro cabo-verdiano participa na TICAD

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, vai participar na 5.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD V), prevista de sábado a segunda-feira próximos na capital japonesa, soube a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Falando em conferência de imprensa antes da sua partida para o Japão, José Maria Neves afirmou que a sua intervenção na cimeira vai centrar-se na defesa de um crescimento robusto e sustentado do continente africano e na competitividade da economia cabo-verdiana.

"A cimeira discute o crescimento robusto e sustentado do continente africano, através da afirmação de uma forte parceria entre África e o Japão”, disse o chefe do Executivo cabo-verdiano, precisando que irá fazer duas intervenções sobre este tema e sobre a inclusão e a resiliência do processo de desenvolvimento do continente africano.

José Maria Neves abordará ainda o crescimento e a competitividade da economia cabo-verdiana e aproveitará a oportunidade para aprofundar as relações de cooperação com o Japão, sobretudo na captação de investimentos para o arquipélago.

Neste âmbito, está prevista a realização de um encontro bilateral com o primeiro-ministro
nipónico e encontros com empresários japoneses.

O primeiro-ministro cabo-verdiano recordou que Japão é um dos parceiros de Cabo Verde na área das pescas com intervenções na construção e no funcionamento de infraestruturas como o cais de pescas da Cova de Inglesa, na ilha de São Vicente, e o cais de pesca da Cidade da Praia.

Na capital nipónica, José Maria Neves irá também participar numa feira de turismo e negócios que se realizará em paralelo, em que a ideia é apresentar Cabo Verde como destino turístico e de investimentos, não só para os países asiáticos mas também para os outros países africanos presentes na Cimeira.

"Aliás, uma das grandes preocupações do Governo nos próximos meses é com a diplomacia em África, com vista à captação de investimentos africanos em Cabo Verde", rematou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

A TICAD é coorganizada pelo Governo do Japão, pelas Nações Unidas, pelo Banco Mundial (BM), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Comissão da União Africana (CUA).

A primeira reunião da TICAD aconteceu em 1993 e, desde então, as cimeiras têm decorrido de cinco em cinco anos (1998, 2003 e 2008).

Nesta quinta cimeira, além dos países africanos, o evento recebe ainda membros de Estados convidados, organizações internacionais, observadores e sociedade civil, entre outros grupos que se preocupam com o desenvolvimento do continente africano.

-0- PANA CS/TON 30Maio2013