Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro cabo-verdiano felicita Presidente eleito do Senegal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, endereçou, esta terça-feira, uma mensagem de felicitações ao novo Presidente do Senegal, Macky Sall, eleito domingo passado na segunda volta das eleições presidenciais diante do Presidente cessante, Abdoulaye Wade, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

Na missiva endereçada a Macky Sall, o chefe do Governo cabo-verdiano augura "os maiores sucessos" ao Presidente eleito à frente dos destinos do “grande país irmão que é o Senegal”.

José Maria Neves manifestou igualmente o desejo de continuar a fortalecer as relações de amizade, de boa vizinhança e de cooperação em domínios mutuamente vantajosos, em prol dos dois países vizinhos.

O primeiro-ministro cabo-verdiano expressa ainda a sua inteira disponibilidade para prosseguir “juntos no reforço e na intensificação da integração regional e da cooperação no seio da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), com base nos princípios do Estado de Direito e de boa governação, essenciais ao desenvolvimento económico e social da nossa sub-região”.

Na segunda-feira, o chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, saudou a vitória de Macky Sall nas eleições presidenciais de domingo no Senegal e sublinhou a necessidade de se estabelecer um compromisso de lutar pela democracia em África.

Jorge Carlos Fonseca disse ter telefonado a Macky Sall a dar-lhe os parabéns pela vitória na votação, em que saiu derrotado o presidente cessante, Abdoulaye Wade.

"É uma vitória decidida pelo povo senegalês em eleições pluralistas e democráticas. Cabo Verde só tem de o felicitar”, disse o chefe de Estado cabo-verdiano aos jornalistas, sublinhando ter assumido com o seu novo homólogo o compromisso de que irão trabalhar juntos, enquanto chefes de Estado de dois países vizinhos e amigos, “para levarmos avante o nível das relações de cooperação bilaterais".

"Haverá também condições para trabalharmos juntos para o aprofundamento da democracia no continente africano, para que Cabo Verde e o Senegal, duas democracias nesta região, deem juntos uma boa contribuição para a resolução de conflitos ou de situações que ponham em casa a estabilidade em África, em geral, e a África Ocidental, em particular", acrescentou o Presidente cabo-verdiano.

-0- PANA CS/TON 27março2012