Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro burkinabe representa Presidente na Cimeira da UA na África do Sul

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O primeiro-ministro da transição do Burkina Faso, Yacouba Isaac Zida, representará o Presidente burkinabe, Michel Kafando, na Cimeira da União Africana (UA) marcada para 14 a 15 de Junho em Joanesburgo, na África do Sul, soube a PANA de fonte oficial.

Segundo um comunicado do Governo burkinabe transmitido à PANA, depois desta reunião, o primeiro-ministro regressa só país, devendo pouco depois rumar para Taiwan para uma visita oficial.

Depois de Paris (França), onde efetuou uma visita de amizade e de trabalho, de 1 a 7 de junho de 2015, o Presidente da transição, Michel Kafando, está em Bruxelas, esta semana, para uma série de reuniões.

Na capital da União Europeia, o chefe de Estado participará no Fórum de Crans Montane e devendo avistar-se com responsáveis da Comissão da União Europeia.

Terá igualmente uma sessão de trabalho com deputados europeus e com mais altas autoridades do reino da Bélgica, precisa um comunicado.

A quatro meses das presidenciais que devem pôr termo à transição iniciada desde a destituição a 30 de outubro último, do então chefe de Estado Blaise Compaoré, as novas autoridades deverão explicar à comunidade internacional as razões da insurreição popular de 30 e 31 de outubro de 2014 e os progressos significativos do processo de transição política em curso no Burkina Faso.

« O Governo da transição nesta cruzada diplomática deseja garantir aos parceiros bilaterais, multilaterais e a investidores que o Burkina Faso encontrou a paz e a estabilidade e que caminha resolutamente para eleições livres e transparentes em outubro de 2015 », lê-se no comunicado.

-0- PANA NDT/IS/IBA/MAR/DD 11junho2015