Primeiro-ministro burkinabe empossado
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O primeiro-ministro do Burkina Faso, Christophe Marie Joseph Dabiré, foi empossado, quinta-feira à noite, pelo Parlamento, no final da sua declaração de política geral, soube a PANA de fonte oficial.
De 127 deputados na Assembleia Nacional, 105 votaram a favor, 21 contra e um absteve-se.
Reconduzido no início de janeiro último, Dabiré anunciou que, no contexto da luta contra o terrorismo, o Burkina Faso procederia à próxima adoção, pelo Governo, da Política e Estratégia de Segurança Nacional.
Disse também que a aceleração do desenvolvimento das estratégias setoriais resultante desta política promoverão a implantação de um resposta holística para desafios de segurança.
Salientou que a consolidação da paz, da segurança das pessoas e de seus bens, a coesão social, bem como a promoção da reconciliação nacional, constituem o primeiro eixo do seu roteiro, porque, frisou, a evolução do contexto do país o exige.
Respondendo a um pergunta de um deputado, o chefe do Governo burkinabe indicou que o seu país não descarta negociar com grupos terroristas porque, sublinhou, "todas as grandes guerras terminam à volta de uma mesa de negociações."
Desde 2015, a situação de segurança piorou no Burkina Faso, com ataques terroristas em várias regiões do país, de que resultam numerosas vítimas e milhares de deslocados, refere-se.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 05fevereiro2021