Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O primeiro-ministro do Burkina Faso, Christophe Joseph Marie Dabiré, desejou quinta-feira sucesso total a Hamed Bakayoko, nomeado chefe de Governo da Côte d'Ivoire no mesmo dia.
"Endereço as minhas calorosas felicitações a Hamed Bakayoko, que acaba de ser nomeado primeiro-ministro da República da Côte d'Ivoire.
"Ele chega à frente do Governo num contexto difícil marcado pelo desaparecimento do seu antecessor, Amadou Gon Coulibaly. Portanto, endereço-lhe os meus sinceros encorajamentos e os meus melhores votos nas suas novas funções", escreveu Dabiré.
Ahmed Bakayoko, um jornalista, era o único ministro de Estado no Governo de Amadou Gon Coulibaly. A morte, a 8 de julho, de Amadou Gon Coulibaly, candidato presidencial do partido no poder, foi severamente ressentida pela classe política ivoiriense.
Na quarta-feira, o Presidente Alassane Ouattara, solicitado por todas as instâncias do seu partido, a Coligação para os Houfouetistas para o Desenvolvimento e Paz (RHDP), para se recandidatar à sua própria sucessão, pediu algum tempo p"ara refletir".
Ao mesmo tempo, a oposição denunciou a proposta, sublinhando que esta candidatura a um terceiro mandato é contrária à lei.
-0- PANA NDDT/BEH/MAR/IZ 30julho2020