Argel, Argélia (PANA) – O primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, apresentou esta segunda-feira a sua demissão ao Presidente Abdelaziz Bouteflika, no dia em que este último desistiu da sua candidatura para um novo mandato presidencial, segundo a Agência Argelina de Notícias (APS).
Bouteflika endereçou uma mensagem à Nação para anunciar igualmente o adiamento das eleições presidenciais, inicialmente marcadas para 18 de abril próximo e em que ele estava a concorrer para um quinto mandato à frente da Argélia.
Para novo primeiro-ministro, Bouteflika nomeou Noureddine Bedoui, em substituição de Ouyahia, enquanto Ramtane Lamamra, até então ministro dos Negócios Estrangeiros, passa a vice-primeiro-ministro.
Boureddine Bedoui, que não milita em nenhum partido político e é considerado como um tecnocrata, era ministro do Interior no Governo de Ouyahi e foi Wali em várias Waliyas (províncias).
A sua nomeação acontece no quadro de uma série de decisões tomadas pelo Presidente Bouteflika em reação aos protestos populares que o país vive, há alguns dias, pedindo a retirada da sua candidatura às presidenciais.
-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/MAR/IZ 11março2019