Agência Panafricana de Notícias

Primeiro-ministro apoia evacuação de milícias armadas de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - A evacuação das unidades armadas de "designações e motivações diversas" é uma coisa normal e indispensável, afirmou o primeiro-ministro líbio, Ali Zeidn, que apoia esta decisão tomada pelo Congresso Nacional Geral (CGN, Parlamento) e a ser aplicada pelo Governo.

"O Governo está a igual distância de todas as unidades", disse Zeidan sábado, num discurso à nação no qual considerou que "a degradação da situação de segurança da Líbia tem origem na circulação de armas fora dos serviços do Exército e da Polícia que obedecem a regras e leis que regem a sua utilização".

Revelando que a sua equipa criou comissões e equipas de trabalho "para abordar a questão, em cooperação com os blocos políticos e o Congresso, insistiu na necessidade de dissolver qualquer organização (brigada ou unidade) não registada no quadro do Exército ou da Polícia, para pôr termo à circulação ilegal das armas.

O primeiro-ministro afirmou, a este propósito, que o seu Governo está a tentar "por todos os meios" instaurar uma Polícia e um Exército profissionais, convidando todos os cidadãos a "cooperar para tirar o país deste período difícil".

Sobre os últimos eventos registados em Tripoli e que fizeram várias vítimas, defendeu um tratamento "responsável" da questão, para "evitar fazer julgamentos apressados", afirmando que "o êxito da revolução exige a tomada em conta do interesse geral".

-0- PANA AD/IN/SSB/MAR/IZ 30junho2013