Primeiro lote de autocarros de transporte público chega a Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro lote de autocarros de transporte público em Tripoli chegou à capital líbia em prelúdio ao arranque da linha piloto prevista para meados de setembro, anunciou domingo seguranda-feira a Câmara municipal local.
Em abril passado, a empresa líbia "Al-Saham", subsidiária da Holding Companhia Nacional de Investimento, finalizou um contrato com a empresa chinesa "King Long Co", para o fornecimento de autocarros para transporte público, em Tripoli, ao custo de 25 milhões de dinares, ou seja, cerca de 18,11 milhões de dólares americanos.
"A primeira linha piloto deve estar operacional em meados de setembro", indicou a fonte num comunicado emitido distribuído, em Tríploli, sem especificar o número de autocarros recebidos.
A encomenda de autocarros responde à preocupação das autoridades locais da cidade de encontrar soluções rápidas para os problemas encontrados pelos cidadãos na utilização dos transportes públicos, a fim de reduzir o congestionamento do tráfego na cidade de Trípoli, fornecendo meios de transporte modernos e adequados.
A capital líbia, Trípoli, enfrenta um enorme problema de trânsito rodoviário com longos engarrafamentos que se formam durante a hora de ponta, paralisando a cidade devido ao tamanho de sua frota de veículos.
Em finais de julho passado, o ministro da Economia do Governo de Unidade Nacional da Líbia, Ali al-Issaoui, anunciou um financiamento de 10 mil milhões de euros para um projeto de construção de um metro subterrâneo, em Trípoli.
Este projeto inscreve-se na promoção do transporte público na capital, em detrimento dos carros particulares, que causam engarrafamentos monstruosos na cidade.
-0- PANA BY/TBM/CJB/IZ 26ago2019