Primeiro laboratório privado de despistagem da covid-19 inaugurado em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um laboratório privado para testes de despistagem da covid-19 foi inaugurado terça-feira, na cidade da Praia, numa cerimonia presidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia da Silva, constatou a PANA no local.
Trata-se de uma unidade de testes da empresa de produção de medicamento Inpharma, em Cabo Verde, com capacidade para mil 500 análises por dia.
Situada na zona industrial de Tira Chapéu, na capital cabo-verdiana, o laboratório foi inaugurada dois meses depois da assinatura de um protocolo de cooperação com o Ministério da Saúde e Segurança Social.
Em declarações à imprensa, após a cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho de administração da Inpharma, Joaquim Coimbra, disse que, com a unidade de testes à covid-19 a funcionar na empresa que dirige, os custos dos testes PCR podem vir a diminuir.
Joaquim Coimbra esclareceu que a unidade poderá servir, no futuro, para exames na área da segurança alimentar, contribuindo assim para um Cabo Verde “mais seguro”.
O presidente da empresa de capital privado, na qual o Estado participa com 40 por cento, garantiu também que a intenção da Inpharma é baixar os preços dos testes de forma substancial.
Disse que os valores ainda não estão definidos, mas que os mesmos serão "afinados" com o Governo, através da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS).
O laboratório PCR da Inpharma pretende passar a fazer todos os testes recolhidos pelos laboratórios de análises clínicas que o solicitem, acrescentou.
"A nossa abertura é total", afirmou o responsável, perspetivando uniformizar os preços dos testes, fixados no máximo em 14 mil escudos (127 euros).
No ato da inauguração, Ulisses Correia e Silva salientou o investimento feito em colaboração e em parceria, que se realiza em prol da saúde dos Cabo-verdianos e da economia do país.
"Dotamos assim o país de maior capacidade de testagem, com qualidade, fiabilidade e maior rapidez", regozijoi-se, considerando que isso é importante nesta fase de combate à covid-19.
Ainda segundo o chefe do Governo, a abertura do novo laboratório é um "bom contributo" para posicionar Cabo Verde como um "destino seguro" do ponto de vista sanitário, algo que se quer "reforçar ainda mais".
O laboratório da Inpharma terá outras valências possíveis, nomeadamente na segurança alimentar, juntando-se aos públicos na Praia, São Vicente e Sal, que têm realizado testes de despistagem da covid-19 em Cabo Verde.
A Inpharma é proprietária do INLAB, laboratório de controlo de qualidade, acreditado desde 2008 em parâmetros da água, alimentos e medicamentos com a norma ISO 17025.
-0- PANA CS/DD 09dez2020