Agência Panafricana de Notícias

Primeiro caso de vírus de Ébola na Itália

Genebra, Suíça (PANA) – O primeiro caso do vírus do Ébola foi registado na Itália, anunciou esta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

« A 12 de maio de 2015, a OMS recebeu uma notificação de um caso da doença do vírus do Ébola (EVD) confirmado em laboratório na Itália. É o primeiro caso de EVD detetado no território italiano”, declarou a OMS.

A OMS sublinhou que o paciente é um profissional de saúde que regressou dum centro de tratamento do vírus do Ébola na Serra Leoa onde ele trabalhava como benévolo.

"O paciente deslocou-se de Freetown (Serra Leoa) para Roma (Itália) via Casablanca (Marrocos) a 7 de maio corrente. A sua chegada foi comunicada ao Ministério da Saúde, conforme os procedimentos de controlo da saúde em vigor desde outubro de 2014 para as pessoas que voltam de países afetados pelo Ébola na África Ocidental. À sua chegada a Roma, o paciente não mostrava sintoma do vírus do Ébola", segundo a OMS.

« A 10 de maio, 72 horas após o seu regresso à Itália, o paciente desenvolveu sintomas. O paciente auto-isolou-se na sua casa e foi transportado, a 11 do mesmo mês, para o Serviço das Doenças Infeciosas do Hospital de Sassari, em Sardenha. As amostras clínicas recolhidas no paciente foram testadas pelo Centro Nacional de Referência do Instituto Nacional das Doenças Infeciosas (INMI) Lazzaro Spallanzani de Roma, a 12 de maio último, confirmando a infeção da EVD”, notou a OMS.

A OMS afirmou que o paciente foi transferido do hospital de Sassari para o INMI de Roma num avião especialmente equipado da Força Aérea italiana, para garantir um nível de confinamento elevado .

Os profissionais de saúde do Hospital de Sassari, que examinaram o paciente, estão bem equipados e dotados de equipamentos de proteção individual e estão atualmente sob controlo, bem como os contactos estreitos do paciente, acrescenta a OMS.

O primeiro caso do vírus do Ébola na Itália foi anunciado enquanto a propagação da doença continua a diminuir no seu epicentro, nomeadamente os Estados oeste-africanos da Guiné Conakry, da Libéria e da Serra Leoa, onde ela matou quase 11 mil pessoas.

A OMS declarou, sábado ultimo, que a Libéria está isenta do vírus do Ébola.

Durante sete dias consecutivos, a Serra Leoa não registou nenhum caso confirmado do vírus do Ébola.

-0- PANA SEG/AKA/IS/IBA/FK/TON 13maio2015