Primeiro caso de coronavírus confirmado em Kinshasa
Kinshasa, RD Congo (PANA) – Um primeiro caso da epidemia do coronavírus está confirmado, em Kinshasa, anunciou terça-feira o ministro da Saúde, Eteni Longondo, durante um briefing com a imprensa, na capital da República Democrática do Congo (RDC).
Segundo Eteni Longondo, trata-se de um paciente congolês de 52 anos residente, em França, e não de um Belga, como foi anunciado inicialmente.
Chegado em 8 de março corrente a Kinshasa proveniente de França, o paciente não foi imediatamente assistido desde o aeroporto internacional de N'Djili, em Kinshasa, porque não apresentava nenhum sinal da doença do coronavírus, explicou o governante.
Contudo, acrescentou, sintomas como febre, tosse e constipação acabaram por manifestar-se e, tendo em conta a sua origem (França), foi conduzido a uma clínica da capital congolesa.
O diagnóstico foi confirmado, terça-feira, no Instituto Nacional das Pesquisas Biomédicas (INRB).
"Os nossos serviços esforçam-se por localizar e identificar todas as pessoas que tenham tido contactos com o paciente que foi isolado e que efetua tratamento numa formação médica local”, disse o ministro, precisando que o estado de saúde do paciente é estável e que acompanha os cuidados apropriados.
Para Etni Longondo, o Governo e os seus parceiros estão a fazer tudo para evitar a propagação desta doença.
Ele exortou a população a colaborar com os serviços médicos e as equipas de resposta, bem como a respeitar as medidas de prevenção, nomeadamente lavar frequente e rigorosamente as mãos com uma solução hidroalcoólica ou com água e sabão, manter uma distância de pelo menos um metro das pessoas que tossem ou espirram e evitar tocar o nariz, os olhos e a boca.
Recomendou consultar um médico no caso de febre, tosse e dificuldades respiratórias e seguir as instruções das autoridades sanitárias locais.
E no caso de espirros, prosseguiu, recomenda-se tapar a boca e o nariz com o cotovelo ou um lenço descartável imediatamente depois da utilização.
-0- PANA KON/IS/MAR/IZ 11março2020