Pertoria, África do Sul (PANA) - Um primeiro caso suspeito de coronavírus (Covid-19) foi confirmado positivo quinta-feira na África do Sul, anunciou o ministro sul-africano da Saúde, Zweli Mkhize.
O Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NCID, sigla em inglês) confirmou um teste positivo, lê-se numa declaração publicada quinta-feira por Mkhize.
"O paciente é um homem de 38 anos de idade que tinha viajado para a Itália com a sua mulher. Eles estavam entre um grupo de 10 pessoas que regressaramà África do Sul a 1 de março corrente", disse Mkhize no comunicado .
Trata-se de um médico generalista privado, a 3 de março corrente, com sintomas de febre, nomeadamente dores de cabeça, um mal-estar, dores de garganta e a tosse.
A enfermeira do consultório, então, recolheu amostras e entregou-as ao laboratório, e o paciente auto-isolou-se, desde 3 de março.
"O casal também tem dois filhos. O Centro de Operações de Emergência (COU) identificou os contactos, conversou com o paciente e o médico. A equipa de rastreio foi enviada a KwaZulu-Natal com epidemiologistas e clínicos do NICD", acrescentou.
Mkhize disse que o médico também se tinha isolado.
-0- PANA AR/ASA/DIM/DD 06março2020